Apresentação

O Comitê Organizador tem o prazer de convidá-lo a participar do 7º Simpósio Brasileiro de  Geologia do Diamante, a ser realizada no Centro de Conferências do Hotel Deville, em Salvador, Bahia, entre os dias 4 a 7 de novembro de 2018.

É especialmente oportuno que o 7º Simpósio seja sediado no Estado da Bahia, que é o maior produtor de diamantes no Brasil, e onde está localizada a primeira mina comercial de diamantes no Brasil, que foi desenvolvida a partir de um depósito de kimberlito, a rocha fonte dos diamantes. O Simpósio deste ano também marca o 25º ano desde a realização do primeiro Simpósio deste gênero, que ocorreu no Estado do Mato Grosso em 1993.

A conferência adotará quatro temas principais durante as sessões técnicas a seguir:

  • Focar no potencial diamantífero do Brasil;
  • Destacar novas tecnologias e conhecimentos que possam impactar positivamente os produtores e exploradores de diamantes no Brasil;
  • Ministrar opiniões de especialistas sobre o mercado de diamante e diferentes abordagens sobre como os produtores podem otimizar as vendas;
  • Oferecer apresentações sobre vários seguimentos disponíveis para financiar projetos de exploração e desenvolvimento de diamantes no Brasil.

A conferência irá proporcionar uma visita de campo à mina de diamante Braúna, que é a maior produtora de diamantes do Brasil e a primeira mina comercial de diamantes da América Latina, desenvolvida a partir de sua fonte primária, o kimberlito.

A Comissão Organizadora do 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante tem o prazer de anunciar o programa de minicursos, oferecido pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA/IGEO) e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), que estará disponível para os participantes interessados, a serem realizados nos dias que antecederão o simpósio.

O Comitê Organizador gostaria de convidar aos participantes interessados a submeterem seus resumos para apresentações orais ou no formato pôster que estejam de acordo com os quatro principais temas das sessões técnicas. A Submissão de Resumos deverá ser encaminhada para a avaliação do Comitê Científico.

O patrocínio generoso tem sido a chave para o sucesso dessas conferências. A comissão organizadora agradece qualquer manifestação de interesse em patrocinar o 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante. Por favor, entre em contato conosco.

Estamos ansiosos com a sua participação!

O Comitê Organizador