Informações Úteis

Horário

A hora oficial em Salvador é a mesma utilizada pela capital federal, Brasília, três horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich (GMT-3).

Água Potável

Não é recomendável beber água da torneira. Prefira sempre água mineral vendida em supermercados, restaurantes, lojas de conveniência e afins.

Eletricidade

A voltagem de Salvador é de 110 volts. Quando solicitado, a maioria dos hotéis providencia transformadores aos visitantes que possuem aparelhos de tensões diferentes, como 220 volts.

O padrão brasileiro de tomada elétrica vigente é o de 3 (três) pinos. 

Saúde e Assistência Médica

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – Tel.: 192.

Os visitantes estrangeiros devem, antes da viagem, no seu país de origem, adquirir uma assistência médica com cobertura internacional.

Visto e Passaporte

Visitantes de países pertencentes ao Mercosul precisam possuir apenas alguma identificação. Para turistas e visitantes de outros países é necessário ter um passaporte válido por, no mínimo, 06 (seis) meses.

Transporte Público

Salvador tem cerca de 3.300 ônibus públicos e um metrô. Além do sistema de transporte público, Salvador oferece aos turistas outros serviços de transporte particulares feitos em ônibus especiais com guias e motoristas bilíngues.

Táxis

Salvador tem uma frota de aproximadamente 7.000 táxis que circulam durante todo o dia na cidade, servindo a população local e aos turistas. O preço é razoável e os carros são confortáveis (Fonte: Sindicato de Taxistas da Bahia).

Restrições aos Fumantes

Em Salvador, a legislação é rigorosa e não é permitido fumar em ambientes fechados.

Gorjetas

Dar gorjetas em Salvador é opcional. O valor aplicado em geral é de 10% do total da conta.

Segurança

  • Se precisar de assistência policial procure a Delegacia de Proteção ao Turista – DELTUR e a Polícia Militar – CIA de Polícia Turística, com escritórios localizados no Centro Histórico da Cidade. Essas agências têm pessoas qualificadas, capazes de lidar com qualquer ameaça à segurança do turista;
  • Não faça troca de moeda com pessoas desconhecidas. Vá diretamente às agências bancárias ou casas de câmbio;
  • Evite usar joias e levar altas somas de dinheiro com você;
  • Não é recomendável manter o passaporte com você todo o tempo, especialmente se for à praia. Em caso de perda notifique a polícia imediatamente;
  • Utilize apenas serviços de táxis de empresas credenciadas.